domingo, 11 de julho de 2010

JABACULÊ


No dia 31 de maio, os repórteres do IG, Marcel Rizzo,Paulo Passos e Daniel Tozzi já revelavam como seria o logotipo da Copa do Mundo no Brasil.

Uma semana depois, o mesmo Marcel Rizzo com Gian Oddi, também do IG, revelavam que havia um certo desconforto no mundo publicitário com a falta de transparência da escolha, que teria recaído sobre uma grande agência que tem as contas das principais parceiras da CBF, como a Ambev, a Seara, a Vivo, o Banco Itaú.

E não deu outra.

A agência África, nenhum parentesco com a África do Sul, foi a vencedora.

Da comissão que escolheu o logotipo vitorioso participaram o arquiteto Oscar Niemayer, o escritor Paulo Coelho, a modelo Gisele Bundchen, o desenhista Hans Donner, a cantora Ivete Sangalo, além de Ricardo Teixeira e Jérôme Valcke, da Fifa.

O logo, numa visão ingênua, é mal educado, pois sugere que a Copa é do anfitrião, que ninguém tasca.

E numa visão maliciosa, você sabe, é óbvio, tantas mãos em torno da taça.

Não é à toa que tem gente dizendo que a bola da Copa no Brasil será a Jabaculê

Por Juca Kfouri


Nenhum comentário:

Postar um comentário